14 junho 2008

Tem sido comum ouvir algumas pessoas fazerem a saudação "Om Shamti!", "Namastê!".
Segue então o significado destas, retirado do blog Tudo sobre Eva

"Shanti significa literalmente Paz em sânscrito, uma língua clássica da Índia, o equivalente asiático ao nosso latim, com a diferença de ainda hoje estar viva e ser uma das línguas oficiais da Índia.

O sânscrito é também uma língua sagrada, sendo o seu alfabeto originário o devanagari, "a escrita da cidade dos deuses".

O sânscrito existe há mais de 5 mil anos. É uma língua muito matemática (imagino que seja do tipo do latim e do alemão, com declinações) e, tal como a música, assenta na matemática. Daí o carácter sagrado, pois dizem os Mestres que tal como a música, o sânscrito tem o poder de tocar o coração e leva à iluminação da expressão criativa.

O sânscrito é também a linguagem dos mantras – palavras que, repetidas um cem número de vezes, têm o poder de remover os condicionamentos da mente, por estarem em sintonia sutil e direta com a harmonia invisível. Daí a sua utilização na meditação, pois enquanto estamos a repetir um mantra ou a visualizar mentalmente um símbolo estamos a «limpar» a mente de pensamentos.

OM SHANTI é um mantra e é também uma saudação, especialmente se colocarmos as mãos em forma de oração junto ao peito. É uma forma de desejar «a paz do universo» ao outro. É difícil a tradução literal, mas aqui vai uma tentativa...

Om siginifica Deus, o Universo, é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. OM ou AUM, tal como Amen e Ahmeen significa o Divino que se manifesta tal como é. OM é o “verbo” em si, o som, a palavra; “no princípio era o verbo”, o que significa o primeiro som ou vibração do qual todos os outros nomes e formas derivam e ao qual todos retornam. Aquele desenho semelhante ao número 30 que aparece em quase todos os livros e entidades de Yoga é o OM. Traçado em caracteres, é um yantra (símbolo visual que se utiliza na meditação). Pronunciado, é um mantra. OM é o símbolo universal do Yoga, para todo o mundo, todas as épocas e todos os ramos de Yôga. Entretanto, cada Escola adopta um traçado particular que passa a ser seu emblema. Isto pode ser percebido por um iniciado pela simples observação da caligrafia adotada.

OM SHANTI é, pois, uma saudação comum entre praticantes de Yoga, no ínicio e no fim da prática, por exemplo.

Bem mais correcto do que dizer NAMASTÊ, que significa «Olá» (ou «Adeus», se for dito na despedida) na linguagem comum da Índia, o hindi."

Um comentário:

Eva Shanti disse...

Olá Anitcha!

Muito obrigada pela visita ao meu cantinho nessa imensa blogsfera e pelo destaque ;)

Identifico-me com "aires, guerreira por natureza, sempre em busca do caminho verdadeiro, apaixonada pela escrita e pela Leitura, bagunceira, introspectiva"

Acho que a isso se chama empatia.

Já coloquei um link para O CAMINHO ZEN

Om Shanti!
Bjs